Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho do câmpus Gravataí conquista premiação na XIII MOCITEC

Trabalho do câmpus Gravataí conquista premiação na XIII MOCITEC

Projeto que trata da questão da tradução automática de idiomas para crianças imigrantes e refugiadas da aluna do Curso Técnico em Informática para a Internet -Integrado, Tatiane Cassel da Cruz (4T), conquista 6º lugar em sua categoria.

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 12h43
  • Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 12h48

"TALK - Tradutor automático de idiomas para crianças", um projeto decorrente do TCC da aluna Tatiane Cassel da Cruz (4T) e orientado pelo professor Fábio de Oliveira Dias, no último sábado, 31/08, conquistou a sexta colocação em sua categoria (Ensino Médio Integrado/Informática) na XIII MOCITEC (Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSul - Câmpus Charqueadas), sendo premiado com classificação direta à BRAGANTEC (Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP - câmpus Bragança Paulista). Foi a segunda participação de estudantes do Campus Gravataí na MOCITEC e o segundo ano consecutivo em que o câmpus conquistou premiação de trabalhos.

O projeto tem por objetivo a disponibilização de um aplicativo que faz a tradução em tempo real da comunicação entre aluno e professor que falam idiomas diferentes, apoiando o aprendizado em sala de aula e quebrando barreiras linguísticas. O foco está em crianças imigrantes e refugiadas. Um dos grandes problemas enfrentados por esse grupo de crianças é a compreensão e a interpretação da língua portuguesa, uma vez que o impacto que uma má comunicação pode causar na formação e desenvolvimento infantil é enorme. Elas carregam consigo a falta de oportunidade e de escolha, sendo impostas a se adaptarem a um novo local devido à necessidade de sair às pressas de seu país sem receber nenhum amparo psicológico. Frequentemente sofrem bullying, rejeição e repressão das demais crianças, ou, em alguns casos, até mesmo de professores que estranham esse contato com alguém tão diferente. Intimidadas, muitas vezes decidem abandonar a escola, pois lidar com esses conflitos não é algo fácil para alguém que não tem sua mente amadurecida para buscar outras formas de comunicação. Um vídeo que resume o trabalho pode ser assistido em https://www.youtube.com/watch?v=NOsiUf7m_N4.

Além deste, os trabalhos abaixo (todos da turma 4T igualmente orientados pelo prof. Fábio Dias), também representaram o câmpus Gravataí no evento:

• Cyber Code - Ensinando lógica de programação para crianças - Gabrielli Rocha Barcelos
  • Voluntarian - Sistema de localização e agendamento de trabalho voluntário - Géssica Nunes
  • e-Legg - A verdadeira participação popular - Jean da Silva Garcia

Em 2018 o câmpus Gravataí obteve a primeira colocação com o trabalho "Vamos Juntas?", da aluna egressa do Curso Técnico em Informática para Internet Carolina Flores de Vargas. A matéria referente a esta premiação pode ser lida em http://www.gravatai.ifsul.edu.br/ultimas-noticias/438-trabalho-do-campus-gravatai-conquista-primeiro-lugar-na-mocitec.