Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho do Campus Gravataí conquista primeiro lugar na MOCITEC
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Trabalho do Campus Gravataí conquista primeiro lugar na MOCITEC

Projeto decorrente do TCC da aluna Carolina Flores de Vargas (4T) e orientado pelo professor Fábio de Oliveira Dias, trata da questão do combate ao assédio que as mulheres sofrem no transporte público de Gravataí.

  • Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 10h33
  • Última atualização em Quarta, 29 de Agosto de 2018, 10h43

"Vamos Juntas?", um projeto decorrente do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Carolina Flores de Vargas (4T) e orientado pelo professor Fábio de Oliveira Dias, trata da questão do combate ao assédio que as mulheres sofrem no transporte público de Gravataí. Neste final de semana o projeto foi eleito o melhor em sua categoria (Ensino Médio Integrado/Informática) na XII Mocitec do Campus Charqueadas, sendo premiado com classificação direta à Mostratec da Fundação Liberato, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do estado. Foi a primeira participação de estudantes do Campus Gravataí em eventos desta natureza.

A principal questão despertada por este trabalho é como o uso de um aplicativo pode ajudar a reduzir os índices de assédios ocorridos no transporte público do município de Gravataí. Parte-se de uma premissa simples, de que "a união faz a força". Com o uso da tecnologia  presente no cotidiano, a comunicação entre as pessoas e o fácil acesso à informação, o aplicativo vem justamente para facilitar a  
interlocução entre as mulheres, com a missão de dar mais segurança e encorajá-las a enfrentar as situações desagradáveis do dia a dia. Desta forma, as mulheres podem combinar horários e se locomoverem juntas, assim enfrentando a violência de gênero na mobilidade urbana.

Além deste, os trabalhos abaixo também representaram o Campus Gravataí no evento:

English Fun - Alisson Teixeira (4T) - orientador: prof. Paulo Ott Tavares 
                                                            - coorientador: prof. Fernando Afonso
SigaBlue - Emellyn Vargas Ramos (4T) - orientador: prof. Fábio Dias
MegaCidadão - Raiany Oliveira Lima (4T) - orientador: prof. Fábio Dias

Os quatro trabalhos foram submetidos a outros eventos (IFCITEC, MOVACI e Salão UFGRS Jovem) e estão aguardando os resultados das homologações pelos respectivos avaliadores. Iniciativas desta natureza visam estimular a produção acadêmica por parte dos estudantes e elevam o nome do Campus Gravataí neste contexto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página