Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Projetos de Extensão

Escrito por Ademir | Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 18h04 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 11h21 | Acessos: 1420

 

Projeto de Extensão Mulheres Protagonistas

Este projeto tem como objetivo valorizar as produções científicas e culturais de autoria feminina a partir de ações que fomentem o intercâmbio entre a comunidade acadêmica do IFSul Câmpus Gravataí e a comunidade externa local. Para tanto, serão realizadas atividades (oficinas, palestras, aulas práticas, rodas de leitura e sarau literário) nas áreas de artes, biologia, química, literatura e informática com estudantes do câmpus e de escolas de ensino médio e fundamental de Gravataí. Parte das ações acontecerá em parceria com o Projeto Enigma (@enigmaprojeto), o Projeto MUVIN (Museu da Informática) e com o nosso Laboratório de Prototipagem - IFmaker.

 

Período da Ação: julho a dezembro de 2022

Coordenadores: Ítalo Franco Costa e Bianca Deon Rossato

Bolsistas: Luiza Victoria de Vargas Carvalho e Amandah Andrade Silva

Contatos:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  @pemulheresprotagonistas 


 

Projeto de Extensão Formação Docente em Metodologias de Ensino Inovadoras

O Projeto de Extensão denominado “Formação Docente em Metodologias de Ensino Inovadoras” está vinculado ao Laboratório de Prototipagem IFMaker – Gravataí e tem por objetivo realizar uma formação técnico-pedagógica docente com foco na abordagem da aprendizagem criativa e cultura maker na educação aos profissionais de educação da rede municipal de ensino de Gravataí/RS que atuam na educação infantil e no ensino fundamental, tendo como viés a contextualização de possibilidades e intervenções pedagógicas fundamentadas nas tecnologias educacionais e em projetos inovadores de aprendizagem.

 

Período da Ação: abril a julho de 2022

Coordenador: Ademir Dorneles de Dorneles

Contatos:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

Projeto de Extensão Formação Docente em Robótica Educacional

O Projeto de Extensão Formação Docente em Robótica Educacional está vinculado ao Laboratório de Prototipagem IFMaker – Gravataí e tem como objetivo realizar uma formação técnico-pedagógica docente com foco na abordagem da Robótica Educacional aos profissionais de educação da rede municipal de ensino de Gravataí/RS,  preferencialmente atuante na modalidade do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como viés a contextualização de possibilidades e intervenções pedagógicas fundamentadas na utilização da robótica.

 

Período da Ação: setembro a novembro de 2022

Coordenador: Ademir Dorneles de Dorneles

Bolsistas: Ana Luiza Silveira Leite e  João Vitor Santos da Silva

Contatos:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

Projeto de Extensão Oficinas “Aprendendo programação com Scratch” - Semana do Scratch

O projeto consiste na participação do IFSul-Câmpus Gravataí na Semana do Scratch celebrada global e oficialmente de 15 a 21 de maio pela Fundação Scratch. A participação será por meio da oferta de oficinas de pensamento computacional, para 80 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, promovidas pelo Laboratório de Prototipagem IFMaker com o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional da 28ª CRE. 

 

Período da Ação: de 15 a 21 de maio de 2022

Coordenador: Ademir Dorneles de Dorneles

Bolsistas: Bruno Ósio Jerônimo e Maria Eduarda Pinheiro Bastos

Contatos:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

Projeto de Extensão Descomplicando editais - 2 edição

 

O objetivo do projeto é apoiar os processos seletivos, regidos por editais, democratizando o acesso da comunidade local aos cursos ofertados pelo campus Gravataí, por meio da divulgação de vídeos com a leitura orientada dos documentos. Edital é um ato escrito em que são apresentadas determinações, avisos, citações e demais comunicados de ordem oficial. O Direito Administrativo define-o como um dos instrumentos legais para a divulgação de resoluções que são de interesse público. Em regra, o ingresso nos cursos ofertados pelo IFSul são regidos por editais. O projeto "Descomplicando Editais" surge em resposta à uma demanda recorrente em diversos setores do campus Gravataí: a dificuldade apresentada pela comunidade na leitura e compreensão dos editais que regulam o processo seletivo aos cursos ofertados no campus. No sentido de contribuir na solução da dificuldade constatada, por meio desse projeto de extensão, pretende-se promover a leitura orientada dos editais que regulam o ingresso de estudantes. Para tanto serão utilizados recursos como gravação de vídeos e tutoriais, entre outros. As atividades serão desenvolvidas em consonância ao calendário acadêmico do Instituto, apoiando a divulgação e o esclarecimento quanto ao conteúdo dos editais do processo seletivo para ingresso no Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2 vezes no ano) e no Ensino Médio Integrado (1 vez ao ano).

 

Período da Ação: de março 2022 à fevereiro de 2023.

Coordenador: Dr. Márcio Estrela de Amorim

Estudante voluntária: Anne Santos da Siva

Contatos:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
 

 

Projeto de Extensão Oficinas de Arduino para Escolas Estaduais da 28ª CRE

O projeto de extensão Oficinas de Arduino para Escolas Estaduais da 28ª CRE consiste na realização de oficinas de introdução ao arduino, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional da 28ª Coordenadoria Estadual de Educação, voltadas para professores e estudantes de escolas públicas estaduais pertencentes à área de abrangência da 28ª CRE. As oficinas têm por objetivo capacitar os participantes para o uso da plataforma arduino, promovendo o conhecimento necessário para a utilização de seus recursos em atividades relacionadas à Educação.

 

Período da Ação: de 01/09/2022 à 30/11/2022.

Coordenador: Ademir Dorneles de Dorneles

Bolsistas voluntários: Bruno Ósio Jerônimo e Fábio Bizarro Jacobsen

Contatos:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página