Projetos de Pesquisa
TRANSparecer - visibilizando e acolhendo trajetórias, sofrimentos e desejos da população transexual no IFSUL
O tem como problema identificar a população transexual do IFSul e suas demandas a fim de desenvolver estratégias futuras que contribuam com a oferta de melhores condições de permanência e êxito. Baseado na percepção das pesquisadoras como servidoras da instituição e na bibliografia existente que indica um alto índice de abandono escolar nessa população, sua baixa escolaridade e uma relação direta entre esses índices e condições gerais de vulnerabilidade social, a hipótese aqui aventada é a de que, a partir de um estudo tanto quantitativo (dados de registros acadêmicos), quanto qualitativo (entrevistas semi-direcionadas) das condições de estudantes trans da instituição desde a implementação da política de nome social em 2018, será possível entender quais são os principais fatores que dificultam ou até impedem a conclusão do curso por estudantes transexuais no Instituto. Com o objetivo geral de construir um mapeamento dessa população no corpo discente do IFSul, o projeto também objetiva fornecer subsídios para servidoras e servidores da instituição nas mais variadas áreas para trabalhar com as demandas da população trans. A partir dos dados será gerado um relatório que permita a construção de futuras políticas públicas e ações institucionais que impactem positivamente na solução dos problemas enfrentados por estudantes trans e suas famílias dentro da trajetória educacional no IFSul
Período da Ação: de agosto 2022 a agosto de 2023.
Coordenadoras: Carla Menegat e Ana Luiza Portela Bittencourt
Estudante bolsista: Yasmin Assis Costa
Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Construindo Possibilidades de Expressão Escrita para Estudantes com Limitações Motoras: estudo das potencialidades de tecnologias assistivas para o ensino de matemática
As políticas de inclusão possibilitaram que pessoas com deficiência (PcD) tivessem mais acesso aos cursos de educação profissional e tecnológica. Ao mesmo tempo, surgiram novos desafios para que sua integração nas práticas escolares fosse mais efetiva, principalmente em situações que exigem um processo descritivo, como as resoluções de equações matemáticas. Nos casos em que os ingressantes no curso técnico em informática possuem deficiência motora e limitações de expressão escrita, as necessidades de incluirmos as tecnologias assistivas se mostram essenciais para oferecer caminhos mais adequados para a construção de aprendizados para estes alunos. Por isso, em uma perspectiva construcionista de Papert de fomentar a interação entre aluno e computador, propomos um projeto de pesquisa sobre tecnologias assistivas que possam promover um envolvimento mais efetivo do estudante PcD com as habilidades relacionadas com o perfil do egresso de nossa instituição. Acreditamos que sua participação em atividades extracurriculares, como a iniciação científica, fortalece habilidades que contribuem para o desenvolvimento da autonomia de estudo e elevação da autoestima, além da possibilidade de apresentarem trabalhos e realizarem tarefas de uma forma pouco mais independente, agregando valores em sua formação profissional que podem ser multiplicados em outros espaços educacionais inclusivos.
Período da Ação: de outubro de 2024 a agosto de 2025
Coordenador: Thiago Troina Melendez
Estudante bolsista: Luiza Vieira Vilarinho