Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

Escrito por Ademir | Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 18h04 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 13h27 | Acessos: 1369

TRANSparecer - visibilizando e acolhendo trajetórias, sofrimentos e desejos da população transexual no IFSUL

O tem como problema identificar a população transexual do IFSul e suas demandas a fim de desenvolver estratégias futuras que contribuam com a oferta de melhores condições de permanência e êxito. Baseado na percepção das pesquisadoras como servidoras da instituição e na bibliografia existente que indica um alto índice de abandono escolar nessa população, sua baixa escolaridade e uma relação direta entre esses índices e condições gerais de vulnerabilidade social, a hipótese aqui aventada é a de que, a partir de um estudo tanto quantitativo (dados de registros acadêmicos), quanto qualitativo (entrevistas semi-direcionadas) das condições de estudantes trans da instituição desde a implementação da política de nome social em 2018, será possível entender quais são os principais fatores que dificultam ou até impedem a conclusão do curso por estudantes transexuais no Instituto. Com o objetivo geral de construir um mapeamento dessa população no corpo discente do IFSul, o projeto também objetiva fornecer subsídios para servidoras e servidores da instituição nas mais variadas áreas para trabalhar com as demandas da população trans. A partir dos dados será gerado um relatório que permita a construção de futuras políticas públicas e ações institucionais que impactem positivamente na solução dos problemas enfrentados por estudantes trans e suas famílias dentro da trajetória educacional no IFSul

 

Período da Ação: de agosto 2022 a agosto de 2023.

Coordenadoras: Carla Menegat e  Ana Luiza Portela Bittencourt

Estudante bolsista: Yasmin Assis Costa

Contatos:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página