Estudantes do IFSul Câmpus Gravataí visitam o Museu da Cultura Hip Hop do RS
Atividade foi realizada no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
No dia 21/03/25, os/as estudantes dos turnos da manhã e tarde do 2º ano do Curso Técnico em Informática para Internet visitaram o Museu da Cultura Hip Hop do RS localizado em Porto Alegre-RS. A atividade integra o Projeto de Ensino “Reflexões sobre o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial - um olhar sobre a cultura” organizado pelas professoras Sandra Silveira e Bianca Rossato. O objetivo do projeto é conhecer, apreender e vivenciar a cultura popular produzida, originalmente, por jovens, maioria negra, de subúrbio, favelas e comunidades de grandes centros urbanos. Isso porque conhecer as origens e particularidades de manifestações culturais variadas contribui com a promoção de um olhar respeitoso às diversidades.
Durante a visita os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas sobre alguns dos elementos que compõem a cultura Hip Hop, como o conhecimento, o breaking e o MC (rapper). Além disso, puderam acompanhar exposições permanentes sobre a história do Hip Hop no Rio Grande do Sul e no Brasil, assim como exposições temporárias sobre a participação das mulheres no movimento Hip Hop no RS e sobre a cultura Hip Hop na Colômbia. A atividade contou com a colaboração da professora Raquel Caloni.
A relevância do movimento Hip Hop nos processos de desenvolvimento cultural, econômico e social no país foi referendada a partir do Decreto 11.748/2023 que institui “a cultura Hip Hop e os seus elementos e fatores artísticos e sociais, criados, desenvolvidos e agrupados pelas comunidades periféricas afro-americanas e latinas é considerada manifestação cultural nacional”.