IFSul Gravataí comemora aprovação de projeto em parceria com a REDE SACCI no Programa Mais Ciência na Escola
O projeto implantará laboratórios maker em 45 escolas no Rio Grande do Sul, incluindo duas da rede municipal que serão atendidas diretamente pelo IFSul Gravataí: EMEF Osório Ramos Corrêa (Gravataí) e EMEF Rondônia (Canoas).
O IFSul Gravataí celebra o sucesso da parceria com a Rede SACCI, que resultou na aprovação de um projeto na chamada do Programa Mais Ciência na Escola. O objetivo do Programa é a implantação de laboratórios maker em escolas públicas, promovendo o acesso à ciência e tecnologia para alunos da educação básica. A iniciativa atenderá escolas das cidades de Gravataí e Canoas, com a proposta de fortalecer a educação científica e tecnológica na região.
Sobre o Programa
O Programa Mais Ciência na Escola tem a finalidade de disseminar o letramento digital e a educação científica na educação básica, por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas. O programa inclui planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes das escolas envolvidas, promovendo parcerias entre as instituições de ensino e as cientificas, tecnológicas e de inovação com caráter de extensão.
Além disso, o programa visa contribuir para o fortalecimento da Educação em Tempo Integral, focando no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a conhecimentos em ciência e tecnologia, com abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O objetivo é incentivar a inclusão produtiva e fomentar o uso pedagógico das tecnologias digitais nas escolas. O programa também promove a aprendizagem pela investigação e a experimentação científica voltadas para a solução de problemas, além de estimular o interesse dos estudantes pelas carreiras científicas e tecnológicas.
Implantação de Laboratórios Maker
Com um orçamento total de R$ 4,5 milhões, o projeto prevê a implantação de laboratórios maker em 45 escolas no Rio Grande do Sul, fortalecendo a educação científica e tecnológica no estado. Dentre essas escolas, duas da rede municipal serão atendidas diretamente pelo IFSul Gravataí:
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Ramos Corrêa (Gravataí)
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia (Canoas)
Esses laboratórios proporcionarão espaços equipados para atividades práticas de prototipagem e experimentação, estimulando a criatividade e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas nos estudantes. Além disso, em cada escola, 10 alunos do ensino fundamental receberão bolsas pelo período de 1 ano para atuar nesses espaços, promovendo o engajamento e a aprendizagem prática.
Sobre a Rede SACCI
A proposta aprovada foi fundamentada na parceria entre várias instituições de ensino e pesquisa, incluindo a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CRS), além da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), quatro Coordenadorias Regionais de Educação e 25 Secretarias Municipais de Educação. Essas instituições integram a Rede de Saberes Articulando Ciências, Criatividade e Imaginação (Rede SACCI), que visa a transformação educacional e social da metade sul do Rio Grande do Sul, uma região marcada por grandes desafios sociais e educacionais.
O projeto e a Rede SACCI são coordenados pelo Prof. Dr. Márcio André Rodrigues Martins da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, que lidera os esforços para integrar as instituições parceiras e assegurar a execução bem-sucedida das iniciativas propostas. No Câmpus Gravataí, integram a equipe de pesquisadores proponentes os servidores Ademir Dorneles de Dorneles e Thiago Troina Melendez, responsáveis por conduzir o processo de implantação dos laboratórios maker nas duas escolas atendidas diretamente pelo IFSul Gravataí.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Ramos Corrêa (Gravataí)
Reunião SMED e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Ramos Corrêa (Gravataí)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia (Canoas)
Reunião SMED e Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia (Canoas)