Alunas fotografam a primavera no IFSul Gravataí
Atividade fez parte do desafio de botânica proposto pela professora de biologia
Quando desafiadas a encontrar 34 flores diferentes no pátio do campus, as estudantes Diovana Caroline de Oliveira Barros e Luana Biribio Schnell, da turma 2M, não pensaram duas vezes: com seus celulares em punho, foram ao pátio buscá-las. E o resultado foi uma agradável descoberta: a primavera havia chegado no câmpus com uma variedade bonita de cores, tamanhos e formatos.
Algumas das fotos tiradas pelas estudantes Diovana e Luana
A atividade foi proposta, inicialmente, para as turmas de segundo ano dentro da disciplina de Biologia II no momento em que estas estavam tendo contato com noções sobre botânica. Em detalhes, o desafio consistia em localizar 34 flores de diferentes plantas que crescem naturalmente no pátio do IFSul Campus Gravataí e, com auxílio de ferramentas digitais, tentar identificar a espécie das plantas. O principal objetivo da atividade, segundo a docente que a propôs, Raquel Calloni, foi procurar fazer com que os(as) estudantes, de forma divertida, pudessem ter um olhar mais atento à flora do campus. O ato de fotografar as flores também também permitiria que eles/elas observassem de perto os diferentes formatos, estruturas e tamanhos destes órgãos vegetais. Segundo a docente, a atividade também contribui para a mitigação de um fenômeno denominado “cegueira botânica”, que consiste na incapacidade dos indivíduos de identificar as plantas no ambiente que os rodeia, vendo a vegetação apenas como um bloco uniforme e verde de seres vivos (Neves et al, 2019). Além de agregar conhecimentos de biologia, a participação na tarefa também desperta o lado artístico dos(as) estudantes.
A mesma atividade, em escala menor, também foi oferecida durante a VI Semana Acadêmica do campus e contou com a participação de dez estudantes.
Estudantes que participando do desafio de botânica durante a semana acadêmica do campus
Referência:
NEVES, Amanda; BÜNDCHEN, Márcia; LISBOA, Cassiano Pamplona. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da educação?. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 25, n. 3, p. 745-762, set. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190030009.