Câmpus Gravataí integra Polo Olímpico de Conhecimento em Robótica Educacional
Projeto em parceria com os câmpus Porto Alegre e Restinga do IFRS foi lançado oficialmente em 28 de setembro de 2024.
No dia 28 de setembro de 2024, foi lançado oficialmente o Polo Olímpico de Conhecimento em Robótica Educacional, uma iniciativa conjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Este projeto, de caráter intercampi e interinstitucional, integra os campi Porto Alegre e Restinga (IFRS) e o Campus Gravataí (IFSul).
Durante o evento de lançamento, foi realizada a primeira competição organizada pelo Polo: a Etapa Estadual das Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR). A disputa reuniu 124 equipes de diversas cidades e de escolas públicas e privadas, que competiram em três modalidades distintas: Robótica de Resgate, Robótica Artística e Robótica Virtual.
Em maio de 2024, os campi Porto Alegre e Restinga do IFRS, juntamente com o Campus Gravataí do IFSul, submeteram uma proposta ao Edital nº 01/2024 para selecionar projetos de Polos Olímpicos de Conhecimento na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT), destinado à seleção de projetos para Polos Olímpicos de Conhecimento na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT). O projeto de Robótica Educacional dos institutos gaúchos foi um dos cinco escolhidos entre 27 propostas enviadas.
O Polo Olímpico de Conhecimento em Robótica Educacional, sediado no IFRS - Câmpus Porto Alegre, tem como objetivo se consolidar como uma referência para equipes de robótica de escolas públicas e privadas, oferecendo suporte para o preparo e aperfeiçoamento visando competições nacionais e internacionais. Além disso, o Polo visa ofertar cursos de formação, possibilitando a capacitação de estudantes e professores, com foco no desenvolvimento de competências tecnológicas.