Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Gravataí integra Polo Olímpico de Conhecimento em Robótica Educacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Gravataí integra Polo Olímpico de Conhecimento em Robótica Educacional

Projeto em parceria com os câmpus Porto Alegre e Restinga do IFRS foi lançado oficialmente em 28 de setembro de 2024.

  • Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 11h37
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 11h47

No dia 28 de setembro de 2024, foi lançado oficialmente o Polo Olímpico de Conhecimento em Robótica Educacional, uma iniciativa conjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Este projeto, de caráter intercampi e interinstitucional, integra os campi Porto Alegre e Restinga (IFRS) e o Campus Gravataí (IFSul). 

Durante o evento de lançamento, foi realizada a primeira competição organizada pelo Polo: a Etapa Estadual das Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR). A disputa reuniu 124 equipes de diversas cidades e de escolas públicas e privadas, que competiram em três modalidades distintas: Robótica de Resgate, Robótica Artística e Robótica Virtual.

Em maio de 2024, os campi Porto Alegre e Restinga do IFRS, juntamente com o Campus Gravataí do IFSul, submeteram uma proposta ao Edital nº 01/2024 para selecionar projetos de Polos Olímpicos de Conhecimento na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT), destinado à seleção de projetos para Polos Olímpicos de Conhecimento na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT). O projeto de Robótica Educacional dos institutos gaúchos foi um dos cinco escolhidos entre 27 propostas enviadas.

O Polo Olímpico de Conhecimento em Robótica Educacional, sediado no IFRS - Câmpus Porto Alegre, tem como objetivo se consolidar como uma referência para equipes de robótica de escolas públicas e privadas, oferecendo suporte para o preparo e aperfeiçoamento visando competições nacionais e internacionais. Além disso, o Polo visa ofertar cursos de formação, possibilitando a capacitação de estudantes e professores, com foco no desenvolvimento de competências tecnológicas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página