Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Trabalhos do Campus Gravataí conquistam dois prêmios na XVI MOCITEC

Trabalhos do Campus Gravataí conquistam dois prêmios na XVI MOCITEC

Mantendo o histórico de sucessivas conquistas, que ocorrem desde 2018 - ano de sua primeira participação, o Campus Gravataí obteve dois prêmios na XVI MOCITEC - Mostra de Ciências e Tecnologias IFSul Câmpus Charqueadas.

• Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 09h13
  • Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 14h28

Mantendo o histórico de sucessivas conquistas, que ocorrem desde 2018 - ano de sua primeira participação, o Campus Gravataí obteve dois prêmios na XVI MOCITEC - Mostra de Ciências e Tecnologias IFSul Câmpus Charqueadas, credenciando os trabalhos para apresentação em outras feiras do RS. O evento foi realizado nos dias 15 e 16 de setembro e teve a participação de quatro trabalhos de nossos estudantes.

"Alexandria: uma ferramenta de busca web para combate à desinformação", que conquistou o segundo lugar na categoria Ensino Médio Integrado - Informática, consiste em uma ferramenta de busca por informações potencialmente confiáveis na web para usuários leigos da internet. A ferramenta destaca-se por ser o primeiro buscador web com validação prévia das fontes de informação utilizadas em sua aplicação. O trabalho está sendo desenvolvido pela estudante Jéssica Silva Germann (4T) e é orientado pelo professor Fábio de Oliveira Dias e coorientado pela professora Raquel Calloni. O projeto foi credenciado para participar da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação - MOVACI 2024.

"LearnIT - Plataforma web para ensino de manutenção de computadores", que tem por objetivo principal capacitar os usuários a realizarem procedimentos de manutenção e assistência de forma eficiente e simples, obteve a terceira colocação na categoria Ensino Médio Integrado - Informática. O trabalho está sendo desenvolvido pelo estudante Natan da Cruz Mendes (4T) é orientado pela professora Patrícia Cristine Hoff e coorientado pelo professoro Fábio de Oliveira Dias. O projeto foi credenciado para participar da XII Feira de Ciências do IFSul Camaquã - XII FECIC 2023.

Além dos citados acima, os seguintes trabalhos de nosso Campus participaram do evento:

"SoundAid - aplicativo de estudos para estudantes com baixa visão" - desenvolvido pela estudante Mariana de Oliveira Zatti (4T), orientado pela professora Bianca Deon Rossato e coorientado pelo professor Fábio de Oliveira Dias.

"MediCal - Aplicativo de lembrete de medicamentos para idosos" - desenvolvido pelo estudante Andrey Fialho Bernardoni (4T), orientado pelo professor Roger da Silva Machado.

Confira as premiações já obtidas por trabalhos do Campus Gravataí na MOCITEC (categoria Ensino Médio Integrado - Informática):

2023
2º lugar - "Alexandria: uma ferramenta de busca web para combate à desinformação" - Jéssica Silva Germann, orientado por Fábio de Oliveira Dias e coorientado por Raquel Calloni.
3º lugar - "LearnIT - Plataforma web para ensino de manutenção de computadores" - Natan da Cruz Mendes, orientado por Patrícia Cristine Hoff e coorientado por Fábio de Oliveira Dias.

2022
1º lugar - "Vocação - Plataforma que auxilia na escolha vocacional através da comunicação com profissionais" - Willian Klein Cacildes, orientado por Fábio de Oliveira Dias e coorientado por Marine Laísa Matte
2º lugar - "All Study - plataforma para auxiliar estudantes a se prepararem para o ENEM" - Ana Luiza Silveira Leite, orientado por Raquel Calloni e coorientado por Fábio de Oliveira Dias.
3º lugar - "Gestus - Plataforma móvel que auxilia no aprendizado de Libras" - Raquel da Silva Cardoso, orientado por Fábio de Oliveira Dias e coorientado por Márcio Estrela de Amorim.

2020 (evento não ocorreu por conta da pandemia)

2021
1º lugar - "Educa Idoso - Plataforma móvel para auxiliar pessoas em seu aprendizado" - João Victor de Azevedo Rocha Madeira, orientado por Raquel Calloni e coorientado por Fábio de Oliveira Dias.

2019
6º lugar: "Talk - Tradutor automático de idiomas para crianças" - Tatiane Cassel da Cruz, orientado por Fábio de Oliveira Dias.

2018
1º lugar - "Vamos juntas? Uma plataforma móvel voltada à união das mulheres no transporte público" - Carolina Flores de Vargas, orientado por Fábio de Oliveira Dias.