Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do primeiro ano aprendem a fazer pão em aula da disciplina de biologia

Alunos do primeiro ano aprendem a fazer pão em aula da disciplina de biologia

O conteúdo teórico sobre a fermentação foi desenvolvido, na prática, pelos (as) estudantes no laboratório mutifuncional.

• Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 14h36
  • Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 14h47

Nas últimas duas semanas as turmas 1T e 1M do curso Técnico em Informática para Internet tiveram uma aula prática da disciplina de Biologia I um tanto inusitada. Diferentemente das aulas com experimentos e microscópios, os (as) estudantes tiveram uma aula onde aprenderam a fazer pão. A atividade foi contextualizada dentro do conteúdo de metabolismo energético celular, mais precisamente no processo de fermentação.  Esse processo acontece durante a produção do pão: o fermento biológico consome os açúcares presentes na massa, produzindo gás carbônico, que faz crescer o pão. Por se tratar de uma fermentação do tipo alcoólica, também é produzido etanol, o qual acaba evaporando durante o ato de assar a massa.

A atividade teve grande engajamento dos (as) estudantes, os (as) quais também puderam degustar os pães produzidos depois de serem levados ao forno. A aula foi conduzida pela professora de biologia Raquel Calloni, que considera que "aulas que aproximam o (a)  estudante dos conhecimentos da vida cotidiana tem um maior potencial de produzirem aprendizados significativos".