Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do IFSUL - Câmpus Gravataí tem trabalho selecionado para o VI Seminário de Professores da Educação Pública (VI SEPEP).

O trabalho submetido, intitulado "Modelagem e Impressão de Objetos 3D aplicada às práticas de biologia” faz o relato da experiência do projeto de ensino desenvolvido no ano de 2022.

• Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 10h04
  • Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 10h18
Os servidores do Câmpus Gravataí Ademir Dorneles de Doneles (TAE) e Raquel Calloni (Docente) submeteram e tiveram trabalho selecionado para apresentação oral no VI SEPEP, que acontecerá na Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 17 e 20 de julho.

O trabalho submetido, intitulado "Modelagem e Impressão de Objetos 3D aplicada às práticas de biologia” faz o relato da experiência do projeto de ensino desenvolvido no Laboratório de Prototipagem IFMaker - Gravataí no ano de 2022. O projeto consistiu em orientar estudantes do ensino médio técnico na modelagem e impressão 3D de materiais para utilização nas aulas de biologia, proporcionando-lhes uma experiência prática e enriquecedora que permitisse aplicar seus conhecimentos teóricos. Através do uso da tecnologia de impressão 3D, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.

Quanto aos resultados, no ano de 2022, o projeto contou com a participação de 15 estudantes dos primeiros e segundos anos, que, ao final, produziram 35 modelos 3D de objetos para uso didático. Atualmente, encontra-se em andamento a segunda edição do projeto, na qual, além da produção de novos modelos 3D, está sendo feita a impressão, em maior quantidade, dos objetos modelados em 2022, para serem utilizados em sala de aula. Além disso, alguns estudantes já estão testando os objetos impressos durante o horário de atendimento de biologia.

Observa-se que o projeto tem sido valioso para enriquecer o aprendizado dos alunos, permitindo uma abordagem mais prática e interativa das aulas. Com a utilização dos objetos 3D, os conceitos abstratos tornam-se mais concretos, facilitando a compreensão e o envolvimento dos estudantes com os conteúdos de biologia.