Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Ensino inicia discussão sobre Dignidade Menstrual com estudantes do câmpus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de Ensino inicia discussão sobre Dignidade Menstrual com estudantes do câmpus

Coordenado pela Psicóloga Ana Luiza Portela Bittencourt, o projeto conta com a participação de docentes, servidores e estudantes voluntários que conduzirão, até o mês de dezembro de 2022, um calendário de atividades com as turmas do Ensino Médio Integrado.

  • Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 17h30
  • Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 17h32

Iniciou no dia 26/09 o Projeto de Ensino “Dignidade Menstrual em Pauta” que tem como objetivo disponibilizar absorventes higiênicos a estudantes do câmpus e promover a conscientização  em torno da questão da pobreza menstrual. A pobreza menstrual é um conceito que reúne um fenômeno complexo, vivenciado por pessoas que menstruam, devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.

O diálogo sobre menstruação é ainda visto como um tabu social, sendo de extrema relevância estimular a reflexão sobre o tema e os impactos que a menstruação e a pobreza menstrual têm, não só para as pessoas que menstruam, como para a vida pública como um todo, afinal trata-se de uma questão permeada pelo debate sobre desigualdade de gênero, saúde pública, inclusão e bem estar social. Além disso, apesar de ser uma pauta que vem sendo largamente defendida pelas mulheres cisgênero, qualquer pessoa que tenha um útero pode menstruar, de modo que é preciso expandir a discussão incluindo a reflexão sobre as experiências e direitos de pessoas trans e não-binárias.

Ao facilitar o acesso a absorventes íntimos nos banheiros de nosso câmpus e dialogar sobre o tema da pobreza menstrual, esperamos dar visibilidade a esta problemática, incentivando o diálogo sobre as diferentes questões que permeiam este fenômeno, e os impactos do mesmo. Além disso, buscamos proporcionar, em nossa comunidade acadêmica, um ambiente mais acolhedor e seguro às pessoas que menstruam, trabalhando para garantir o direito à frequência escolar destas pessoas, de modo que possam continuar frequentando, durante o período menstrual, o curso em que estão matriculadas, sem constrangimentos ou limitações, facilitando, então, sua jornada rumo à conclusão do curso escolhido.

Coordenado pela Psicóloga Ana Luiza Portela Bittencourt, o projeto conta com a participação de docentes, servidores e estudantes voluntários que conduzirão, até o mês de dezembro de 2022, um calendário de atividades com as turmas do Ensino Médio Integrado.

Esta semana, houve a apresentação do projeto e o lançamento da proposta. Estudantes das turmas de primeiro ano já estão participando de oficinas para o desenvolvimento da campanha de doação de absorventes íntimos descartáveis.

As turmas de segundo e terceiro ano participarão de oficinas, no Laboratório de Prototipagem IFMaker, para a projeção e confecção de dispensers a serem colocados nos banheiros do câmpus. Já as turmas de quarto ano produzirão material gráfico e digital visando à conscientização da comunidade acadêmica sobre o tema “dignidade e pobreza menstrual”, assim como sobre o bom uso dos recursos que serão disponibilizados.

O Projeto realizará, ainda, campanha de doação de absorventes íntimos higiênicos a serem disponibilizados à comunidade acadêmica. Fique atento/a para saber como participar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página