Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Trabalhos do Campus Gravataí obtêm premiação na IX IFCITEC

Trabalhos do Campus Gravataí obtêm premiação na IX IFCITEC

Projetos decorrentes dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes Dienifer Santos Kwiatkowski e Eduardo Mello Garcia (4T) tratam de questões relacionadas à causa animal e Educação.

• Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 08h46
  • Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 09h14

Na última sexta, 05/11, os projetos “PetsHelp – Uma plataforma que auxilia animais abandonados”, desenvolvido pela aluna Dienifer Santos Kwiatkowski (4T) e “YourTeacher – Plataforma web para auxiliar na busca por professores particulares”, desenvolvido pelo aluno Eduardo Mello Garcia (4T), conquistaram, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares em sua categoria (Ensino Técnico/Informática), na IX Feira de Ciência e Inovação Tecnológica (IFCITEC), promovida pelo Campus Canoas do IFRS. Os dois trabalhos são orientados pelo professor Fábio de Oliveira Dias, sendo que o projeto YourTeacher conta com a coorientação da professora Letícia Grubert dos Santos. É o terceiro ano que o Câmpus tem seus trabalhos aceitos e participa deste evento. Iniciativas desta natureza visam estimular a produção acadêmica por parte dos estudantes, incentivando o seu interesse pela ciência.

PetsHelp trata da causa animal. O número de animais em situação de risco nas ruas é expressivo e chama a atenção o número de cães e gatos abandonados no Brasil. Dados divulgados pela União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) mostram que o índice de abandono teve um aumento significativo por conta do contexto atual de pandemia. Sendo assim, torna-se importante incentivar a adoção e a maior participação das pessoas para atenuar essa situação. O projeto apresenta um aplicativo que tem por objetivo principal auxiliar animais em situação de risco e incentivar a sua adoção.

YourTeacher atua na área da Educação. A pandemia decorrente da Covid-19 teve impacto negativo na educação de grande parte dos estudantes, tendo em vista o fechamento das escolas durante meses. Estudo do UNICEF constatou que, em novembro de 2020, quase 1,5 milhão de crianças e adolescentes não frequentavam a escola. Além disso, 3,7 milhões de pessoas, mesmo estando matriculadas, não conseguiram manter o aprendizado em casa e não tiveram acesso às atividades escolares. Em meio a essa situação surge a plataforma web YourTeacher, tendo como principal objetivo auxiliar pais e estudantes na procura por professores particulares que auxiliem no aprendizado dos estudantes.

Além destes trabalhos, os seguintes projetos também representaram o câmpus Gravataí no evento:

Eco-Play: um aplicativo para o auxílio do estudo de biomas – autor: José Vitor Guilhem Garcia (4T) – orientador: prof. Fábio de Oliveira Dias – coorientadora: profª Raquel Calloni

Educa Idoso – plataforma móvel para auxiliar pessoas idosas em seu aprendizado – autor: João Victor de Azevedo Rocha Madeira (4T) – orientadora: profª Raquel Calloni – coorientador: prof. Fábio de Oliveira Dias

SERANUS - Um jogo casual que auxilia alunos no estudo da literatura brasileira – autor: Ricardo Luca de Souza Nunes Scheeren (4M) – orientadora: profª Leticia Grubert dos Santos – coorientador: prof. Fábio de Oliveira Dias