Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Eleições IFSul: debates começam nesta terça-feira

Eleições IFSul: debates começam nesta terça-feira

Confira o calendário dos debates entre as candidaturas às gestões da Reitoria e das direções-gerais dos câmpus

• Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 10h18
  • Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 10h18

Os debates entre as candidaturas às gestões da Reitoria e das direções-gerais dos câmpus do IFSul terão início nesta terça-feira (23). O cronograma, disponibilizado pela Comissão Eleitoral (COE), está disponível no espaço das eleições, no site do IFSul, onde se encontram todas as informações relacionadas ao pleito.

Totalmente online, os debates serão transmitidos pelo Youtube. A comunidade acadêmica também poderá enviar perguntas aos candidatos e/ou candidatas, até 3 horas antes da transmissão, por meio do formulário disponível neste link.

O objetivo dessas atividades é permitir a apresentação de propostas, a interação entre candidatas e candidatos e a comunidade acadêmica e a promoção da discussão sadia de ideias para que a escolha dos votantes seja democrática e informada.

>> CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS ÀS ELEIÇÕES

Debates para a gestão da Reitoria

Haverá um debate entre as candidaturas às gestões da Reitoria direcionado para cada unidade do IFSul, ou seja, um para cada um dos 14 câmpus do instituto e Reitoria. Todos estes 15 debates serão transmitidos pelo canal IFSul Transmissões, no Youtube.

Debates para as direções-gerais de câmpus

Para as candidaturas às direções-gerais de câmpus, ocorrerão três debates, sendo um em cada turno (manhã, tarde e noite), também com transmissão pelo Youtube. Neste caso, a transmissão será pelo canal oficial de cada câmpus (onde houver) ou definido pela COE local.

Formato dos debates

Os debates serão divididos em quatro blocos: o primeiro será de apresentação das candidatas e/ou candidatos. No segundo bloco, as candidatas e/ou candidatos respondem a perguntas do público. No terceiro, fazem perguntas entre si. E, no último bloco, fazem suas considerações finais. Caso haja apenas um candidato ou uma candidata, o terceiro bloco será suprimido.

Saiba mais

Datas importantes: A campanha eleitoral, que é o período quando acontecem os debates, teve início no sábado e vai durar 17 dias, estendendo-se até o dia 5 de abril. Já a votação, que ocorrerá de forma virtual por conta da pandemia, vai começar, no primeiro turno, no dia 6 de abril e terminar às 16h do dia 7 de abril, quando imediatamente começa a apuração dos votos. No caso de unidades que tenham segundo turno, a campanha acontece entre os dias 14 e 21 de abril, e a eleição começa no dia 22 de abril, terminando às 16h do dia seguinte, dia 23. Finalizadas as etapas do processo eleitoral, o prazo limite para homologação do pleito pelo Conselho Superior é o dia 6 de maio. Confira o cronograma completo.

Quem pode votar: Estão aptos a votar servidoras e servidores pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente do IFSul, regidos pelo RJU, e estudantes regularmente matriculados/as no IFSul. Cada eleitor/a terá direito a apenas um voto. Quem pertencer a mais de um segmento votará naquele com menor número de eleitores/as. Em caso de estudantes com mais de uma matrícula, será considerada a mais recente e ativa.