Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Superior do IFSul aprova regulamento e cronograma para as eleições 2021

Prazos e regras para candidaturas, campanha e votação foram propostos pela Comissão Eleitoral (COE) e aprovados pelos representantes da comunidade acadêmica do instituto

• Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 11h33
  • Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 11h33

Mais um passo importante foi dado no processo eleitoral para escolha das pessoas que irão ocupar os principais cargos da Reitoria e das Direções Gerais dos câmpus do IFSul. Nesta sexta-feira (12), o Conselho Superior da instituição aprovou o regulamento eleitoral, que prevê as regras e o cronograma do pleito. As inscrições dos/as candidatos/as serão feitas via documento eletrônico no Suap das 00h00min de segunda-feira (15) até as 23h59min de terça (16).

>> Confira aqui o Fluxo no SUAP para inscrição de candidatas/os no pleito eleitoral

Além do cargo de reitor/a, todos os 14 câmpus do IFSul também elegerão Diretores/as-gerais. As regras completas para candidatar-se a esses cargos estão no regulamento aprovado, que estará disponível após a assinatura e publicação oficial, no espaço destinado às eleições no site. A homologação das candidaturas está prevista para o dia 17 de março.

Quem pode se candidatar aos cargos máximos da Reitoria e dos câmpus

No caso de reitor/a, podem se candidatar docentes do quadro de pessoal ativo permanente de qualquer câmpus do IFSul, desde que possuam o mínimo de cinco anos de efetivo exercício e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: possuir doutorado; ou estar nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

Já para o cargo Diretora e Diretor gerais, podem se candidatar servidoras/es ocupantes de cargo efetivo da carreira docente ou de cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnico-administrativos, desde que possuam o mínimo de cinco anos de efetivo exercício e que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações: preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de Reitor/a; possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição; ou ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.

Período de campanha no primeiro turno inicia no dia 20 de março

De acordo com o cronograma eleitoral, no dia 19 de março será realizada uma reunião entre as COEs (a central e a de cada unidade) com todos/as os/as candidatos/as para organizar o período de campanha eleitoral, especialmente a dinâmica dos debates que, por causa da pandemia, ocorrerão de maneira virtual. O período de campanha no primeiro turno irá do dia 20 de março até o dia 5 de abril. O primeiro turno da eleição ocorrerá das 00h00min do dia 6 de abril até as 16h do dia 7 de abril, através do sistema de votação eletrônico Helios Voting.

O resultado final das eleições do primeiro turno, após divulgação da apuração e prazos para recursos, está previsto para o dia 13 de abril. Para aqueles cargos em que a eleição possa ser decidida em primeiro turno, o processo praticamente encerra aí. Os demais iniciam, no dia seguinte, a campanha para o segundo turno, que deve ser encerrada no dia 21 de abril. As votações do segundo turno acontecem nos dias 22 e 23 de abril e o resultado oficial deve ser publicado no dia 29 de abril, com prazo para homologação no Consup até o dia 6 de maio.