Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do 1º ano do IFSul - Câmpus Gravataí recebem prêmio em concurso literário
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunas do 1º ano do IFSul - Câmpus Gravataí recebem prêmio em concurso literário

O objetivo central do concurso é a valorização da cultura e da história da população negra.

  • Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 15h12
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 15h32

Na última terça-feira (27), cinco estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Informática para a Internet receberam a notícia de que haviam vencido o 5º concurso literário na temática afro-brasileira do IFSul nas categorias texto dissertativo-argumentativo e poesia.

A iniciativa, promovida pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX), é voltada para estudantes, servidores ativos e inativos, professores substitutos e estagiários de todos os câmpus do IFSul. O objetivo central do concurso é a valorização da cultura e da história da população negra. Além disso, pretende-se também promover reflexões sobre práticas de combate ao racismo institucional e à discriminação racial.

A proposta chamou a atenção da professora de língua portuguesa e de literatura Janaína Vianna da Conceição, que resolveu trabalhar com a temática e com o processo de escrita de textos para o concurso em sala de aula. Segundo a docente: “os estudantes foram convidados a refletirem e pesquisarem sobre a temática da saúde da população negra, bem como a compartilharem o que descobriram com os colegas. Trabalhamos com poemas em sala de aula, lemos entrevistas de especialistas que versavam sobre texto dissertativo-argumentativo, analisamos exemplos desse tipo de texto, sem deixar de abordar os conectores que auxiliam a dar maior coesão aos argumentos mobilizados na construção do texto. Após a escrita, além do meu feedback, os estudantes ainda leram os textos dos colegas, tecendo comentários e sugestões de melhorias, contribuindo para o aperfeiçoamento e maior qualidade dos textos”.

Confira a classificação das estudantes:

1º Lugar Maria Vitória Rodrigues de Oliveira, POESIAS/ Cursos técnicos, Um Futuro Ignorado

3º Lugar Juliana Hubert, POESIAS/ Cursos técnicos, Resistência de uma nação negra mal compreendida

2º Lugar Millena Hillary dos Santos, REDAÇÃO/ Cursos técnicos, Preconceito racial na saúde brasileira

7º Lugar Larissa Barbosa Cardoso, REDAÇÃO/ Cursos técnicos, A vida precisa ser colocada em pauta

8º Lugar Paula Pohlmann da Rosa, REDAÇÃO/ Cursos técnicos, Desigualdade do acesso à saúde

De acordo com o edital do concurso, os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios em dinheiro. O 1º lugar receberá mil reais, o 2º lugar, 600 reais e o 3º, 400 reais. Os vencedores também ganharão troféu e certificado.

As alunas vencedoras afirmam que, quando receberam a notícia, não sabiam se ficavam felizes ou tristes por ter sido necessário um concurso para que houvesse momentos de reflexão para se pensar sobre o assunto. Ainda destacam:“ o mais importante para todas nós não foi o troféu, o dinheiro ou o reconhecimento, mas sim a reflexão que levaremos constantemente para todos que pudermos".

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página