Alunos do Integrado assistem palestra sobre o tema: “Conversando sobre drogas: dos efeitos no cérebro ao comportamento”.
Palestra tem o objetivo de promover a saúde no IFSul/Câmpus Gravataí
Com o objetivo de promover a saúde no IFSul/Câmpus Gravataí, foi realizada no dia 11 de agosto para os alunos do Curso Técnico em Informática para Internet- Integrado a palestra “Conversando sobre drogas: dos efeitos no cérebro ao comportamento”.
A palestrante convidada, Luana Freese, Biomédica, mestre em Farmacologia, supervisora do Serviço Nacional de Informações e Orientações sobre o Uso Indevido de Drogas – Ligue 132, atualmente cursando doutorado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com período sanduíche na Universidade de Bordeaux/França, proporcionou aos estudantes uma oportunidade especial de conhecimento sobre os efeitos causados à saúde pelo uso de drogas. Também fez um alerta sobre como o desenvolvimento cerebral é afetado pelo consumo de substâncias psicoativas lícitas, como álcool e tabaco, e ilícitas, como maconha e outras.
Luana ressaltou: “Fatores genéticos, psicológicos e sociais exercem influência na iniciação do uso de drogas. Mas a ciência ainda não é capaz de comprovar o que exatamente leva uma pessoa a tornar-se dependente e outra não, do uso. Sendo assim, o melhor modo de prevenir a dependência dessas substâncias é não experimentá-las”. No decorrer da palestra, os alunos foram convidados a esclarecer suas dúvidas e explorar o tema.
Esta atividade de promoção à saúde e qualidade de vida foi iniciativa integrada com a colaboração de todos os agentes educacionais: professores, equipe multidisciplinar, assistentes de alunos e discentes.